Sejam todos bem vindos ao mundo psiquê

"Os opostos se distraem e os dispostos se atraem"

Pesquisar este blog

sábado, 23 de outubro de 2010

Dica de filme

A Origem é uma condensação vertiginosa de cem anos de psicanálise, neurobiologia, filosofia e cinema". É um filme desafiador. Num mundo não muito distante do nosso, em que existe tecnologia para invadir sonhos é realidade, um espião altamente capacitado tem sua chance final de redenção condicionada à realização de uma missão impossível: implantar uma idéia estranha na mente de uma pessoa, capaz de levá-la a fazer algo que não quer. Na superfície, trata-se de um barulhento filme de ação típico de Hollywood, com tiros, perseguições de carros e muitas explosões. Na profundeza, é uma condensação vertiginosa de cem anos de psicanálise, neurobiologia, filosofia e cinema. Cientificamente, acerta um tanto e erra outro tanto.

O mais interessante em “A Origem” é como o personagem principal enfrenta a impossibilidade de ter certeza sobre os limites da realidade. O desejo é motor do sonho, e o sonho não cessa. Repressão de memórias e loucura se entrelaçam, seguindo o fio condutor das idéias de Freud. Mas o espectador é levado ainda mais longe, saltando por cima das divergências acadêmicas no campo das psicologias e das neurociências para interrogar de modo incisivo, equipado com tudo que sabemos, qual é a arquitetura última da mente. Nada mal para um blockbuster.

Ref: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/a-ciencia-por-tras-do-filme-a-origem

Um comentário:

  1. Indico o filme - A Ilha do Medo, um filme que conta a historia dos métodos aplicados nos hospitais psiquiátricos no pós guerra.
    Indico também o filme - Numero 23, fala sobre a obsessão e suas convergências negativas.
    Tenha uma ótima diversão.
    Aga

    ResponderExcluir