Sejam todos bem vindos ao mundo psiquê
Pesquisar este blog
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
Tendências à Psicopatia na Infância
domingo, 24 de outubro de 2010
Psicologia Ambiental
Dicas de Séries
Enquanto Gallagher confronta as mais diversas e complicadas crises dos seus pacientes, ele é capaz de mergulhar rapidamente na mente dos pacientes, não para resolver instantaneamente complexas desordens psiquiátricas, mas para compreender que tipo de pessoas realmente são. Isto poderá permitir-lhe descobrir aquela que poderá ser a chave para a demorada recuperação.
A série terá 45 episódios (de meia-hora), com 5 sendo exibidos por semana, um em cada dia e cada episódio será dedicado especificamente a um paciente.
Ref. http://www.baixartv.com/
sábado, 23 de outubro de 2010
Dica de Livro
Assim como Moreno disse a Freud “Eu continuo onde o senhor termina”, o autor continua onde Moreno termina, apesar da abertura para o novo. É um livro que disseca a prática à luz de uma teoria da técnica, até aqui quase inexistente, acrescida do compartilhamento do autor em face dos obstáculos e dificuldades do trabalho coti diano. Do avesso, a crítica construtiva, porém contundente. O autor não poupa os excessos acadêmicos que congelam a criatividade do bem fazer o psicodrama.
Sergio Perazzo é médico pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal-RJ, especializado em Psiquiatria pelo Hospital do Servidor Público-SP. Tem formação em psicodrama pela Sociedade de Psicodrama de São Paulo e é credenciado pela Federação Brasileira de Psicodrama. É professor-supervisor-didata de psicodrama, membro da ABPS e exerce atividade clínica e de supervisão. É autor de vários livros, como Descansem em paz os nossos mortos dentro de mim, Ainda e sempre Psicodrama e Fragmentos de um Olhar Psicodramático.
Dica de filme
O mais interessante em “A Origem” é como o personagem principal enfrenta a impossibilidade de ter certeza sobre os limites da realidade. O desejo é motor do sonho, e o sonho não cessa. Repressão de memórias e loucura se entrelaçam, seguindo o fio condutor das idéias de Freud. Mas o espectador é levado ainda mais longe, saltando por cima das divergências acadêmicas no campo das psicologias e das neurociências para interrogar de modo incisivo, equipado com tudo que sabemos, qual é a arquitetura última da mente. Nada mal para um blockbuster.
Ref: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/a-ciencia-por-tras-do-filme-a-origem